Mulheres se multiplicam no MMA

Atividade que envolve emagrecimento, defesa pessoal e definição muscular, o MMA vem se tornando uma febre entre as mulheres. “Tem criança, idosos, casais, mas a maior procura por lutas tem sido das mulheres. O MMA facilita o emagrecimento, mas também gera o autocontrole, condicionamento e acaba se tornando uma válvula de escape. Você pode descontar no saco, colocar pra fora todo o estresse do dia”, afirma Marcio Cromado, treinador e dono da academia RFT no Rio de Janeiro.

Ainda segundo Cromado, várias técnicas de diversas lutas são trabalhadas na modalidade como, por exemplo, capoeira, Jiu-jitsu, por isso o aluno deve estar ciente que irá suar, já que em uma aula de 30 minutos a média de perda calórica chega a 800 calorias. “Começa com alongamento, tem aquecimento e envolve socar, chutar e agarrar. O aluno corre, pula corda e levanta peso. Quando olha o relógio, já acabou. Faz muito bem”, diz

MMA quer dizer artes marciais mistas (em inglês, Mixed Martial Arts) e inclui golpes de combate em pé e técnicas de lutas no chão. Para colher os frutos do esporte sem problemas para a saúde, o médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Carriello, com prática em medicina e Nutrologia do esporte, Ortomolecular e performance humana, faz um alerta. “O respeito às regras diminui as chances de lesões, assim como preparo físico adequado e o conhecimento técnico dos golpes. Isso inclui ainda uma planilha de treinos que evite que o atleta tenha fadiga muscular ou outras lesões menores que prejudiquem a performance e torne-os suscetíveis a lesões”, aconselha Rodrigo Carriello, lembrando que é preciso se proteger e praticar esporte com o acompanhamento profissional, já que todas as partes do corpo podem estar expostas a lesões. “Como a cabeça é o principal destino de golpes, o rosto acaba sofrendo a maior parte das pancadas. As fraturas também podem ocorrer nos ossos das mãos e dos pés”.

Apesar de assustar a primeira vista, o MMA traz muitos benefícios. A luta dentro do octógono não necessariamente é a mesma da academia. O treinador Márcio Cromado explica que o combate corpo a corpo, por exemplo, fica a carácter do aluno não é obrigação. Ao conhecer melhor o esporte e perceber os resultados no corpo, ele garante, os alunos se apaixonam.

O ortopedista Rodrigo Carriello lista os benefícios do MMA:

1 – O estresse do dia de trabalho tende a ir embora à medida que os golpes vão sendo dados, liberando adrenalina acumulada.

2 – Não há dúvida de que a atividade proporciona uma sensação de bem-estar. Em geral os alunos saem da aula aliviados e com disposição a mil.

3 – Realizado de forma adequada e respeitando os limites do corpo, é uma atividade que também ajuda na autoconfiança e na autoestima.

4 – A disciplina é outro benefício. Assim como em qualquer esporte, se o aluno não tem, não conseguirá ter bons resultados. A disciplina aprendida no MMA poderá ser transposta para o dia a dia como na alimentação e nos horários para dormir.

5 – Para iniciar a prática aconselha-se uma autorização médica. Mas a principio não há contraindicação, nem com relação à idade. Idosos, por exemplo, podem aderir ao esporte, desde que os treinos sejam, então, adaptados para o perfil e a necessidade de cada um.

6 – Os treinos de MMA ajudam no condicionamento físico por incluir atividades que combinam trabalho cardiorrespiratório, flexibilidade e força.

7 – O respeito entre os participantes e às regras é fundamental. Por isso, procure um local que se encaixe a filosofia do esporte.

8 – Ao contrário do que possa parecer para quem assiste às competições, no MMA não existem brigas, mas lutas.

Serviços:

Dr. Rodrigo Carriello - Ortopedia e Traumatologia- Prática em Nutrição Esportiva, Ortomolecular e Performance Humana


Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, salas 1026 e 1012 – Botafogo
Telefones: (21) 3239-5000 / (21) 2537-6838

www.drrodrigocarriello.com

Comentários