CARDIOLOGISTA EXPLICA SOBRE CUIDADOS COM O CORAÇÃO NO PERÍODO DO CARNAVAL



Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam
que o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial.



Há menos de uma semana para o início oficial do carnaval no Rio, cidade que concentra o maior conglomerado de Escolas de Samba, blocos e bandas no país, a festa popular de Momo traz uma preocupação: os abusos que os foliões cometem e que, como resultado, podem gerar diversas doenças, inclusive as cardíacas.

De acordo com a cardiologista Priscilla Mendonça, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, neste período muitos exageros são cometidos e que, principalmente, o desrespeito com os próprios limites do corpo é um fator a ser levado em conta. “Brincar o carnaval é saudável, afinal esbanjar alegria faz muito bem ao coração, mas é preciso estar alerta para problemas decorrentes do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos associado ao calor excessivo e à desidratação” diz a médica.

Segundo Priscilla, a ingestão de álcool e bebidas energéticas pode também deflagrar arritmias cardíacas se consumidos isoladamente. “Juntos, então, o efeito é potencializado. Vale lembrar que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial. E nos feriados prolongados, esse consumo exagerado de álcool com energético é ainda maior” esclarece a especialista alertando para a importância de se tomar outros cuidados, já que os termômetros marcam altas temperaturas e o risco de eventos cardíacos aumenta. “O calor excessivo causa vasodilatação no corpo e, associado com a desidratação, pode causar queda da pressão arterial. Deve-se ficar atento para sintomas como tonteira, desmaio, náuseas, vômitos, visão turvae dor de cabeça. Por isso é importante manter-se bem hidratado, com uma ingesta de líquidos capaz de compensar as perdas” indica Priscilla Mendonça, lembrando que usar roupas leves, proteger-se do sol, alimentar-se de forma leve e não abusar das bebidas alcoólicas é o ideal para quem quer apreciar a folia com saúde e sem problemas que estraguem a festa.

A cardiologista também esclarece sobre a Síndrome do coração do feriado, ou seja, um quadro chamado de “Holiday Heart Syndrome”, que é ó desenvolvimento de uma arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial. Ela explica que esta síndrome está relacionada à mudança de hábitos, geralmente com grande ingestão de álcool em um período muito curto, como acontece no carnaval.“Acontece mesmo em corações estruturalmente normais, em decorrência do consumo excessivo de álcool, de forma aguda e em curto espaço de tempo. O paciente com fibrilação atrial pode apresentar palpitações, tonteira, náuseas, falta de ar e até mesmo síncope” afirma a médica, lembrando que cada dose de bebida alcoólica aumenta em quase 10% a chance de se apresentar um episódio de fibrilação atrial.

Priscilla Mendonça também chama atenção quanto aos idosos e portadores de hipertensão, que merecem cuidados especiais. “Os idosos são mais susceptíveis à desidratação, pois podem ter alterações na área cerebral relacionada à sede, portanto desidratam mais rápido sem a sensação de sede intensa. Os hipertensos devem ficar atentos para os picos de pressão arterial durante o calor excessivo. O aumento da pressão arterial e o aumento da frequência cardíaca, geram aumento do consumo de oxigênio pelo músculo do coração, podendo provocar eventos cardiovasculares”.

Abaixo, a cardiologista lista 6 itens para brincar o carnaval sem prejudicar a saúde:

1-Beba muita água;
2-Prefira fazer refeições leves, à base de saladas, grelhados e frutas;
3-Não exagere nas bebidas alcoólicas;
4-Não fume;
5- Caso seja portador de alguma doença crônica (diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, não interrompa em hipótese alguma a medicação;
6-Procure descansar e fazer intervalos entre seus eventos. Se sair em um bloco a tarde, descanse a noite ou vice-versa.

Serviço: 
Dra. Priscilla Mendonça – Cardiologia – Clínica Médica – Ecocardiografia
Endereço:
 Rua Visconde de Pirajá, 303, sala 403 – Ipanema
Tel: (21) 3088-7855 / (21) 99772-7702


Comentários