O RETORNO DE VIA NEGROMONTE

Atriz e cantora, que está em Nova York, volta ao Brasil para início das homenagens de 50 anos de carreira em memória de Nelson Xavier e comemora seu regresso aos palcos.



Viúva do ator Nelson Xavier, a também atriz, cantora, bailarina, instrumentista e professora de meditação transcendental, Via Negromonte, (49), já conhece alguns atalhos na busca pela felicidade. Depois de um longo retiro espiritual, desde 10 de maio do ano passado, ocasião da morte de Nelson, pai de sua única filha Sofia Helena (18) e vinte e oito anos de casados, Via descobriu a  harmonia do corpo e da mente, por meio de práticas hindus como a yoga (praticante há mais de 30 anos) e meditação transcendental 
(na qual se tornou mestra).                                                                                                                      
Vivendo nos últimos tempos entre a Índia, os Estados Unidos, onde vivem Sofia Helena e a neta, Alice Kate, de 8 meses, e o Brasil, dedicou-se a ajudar as pessoas através de diversos projetos sociais na Rocinha, Pequena Cruzada, Degase ( Delegacia da Mulher), Galpão Aplauso, entre outros, ensinando meditação transcendental e participando de campanhas de fornecimento de alimentos. “Lido em nosso país com pessoas que saem de cadeias, crianças desfavorecidas, mulheres agredidas, ou seja, pessoas que não possuem recursos para mudar este patamar. 







Tento ajudá-las a encontrar o Deus que existe dentro delas, recuperar a autoestima e não apenas dar o biscoito. 
Este é o foco de minha vida” diz Via Negromonte que passou por um período sabático, afastada de tudo e todos. Só que ela que está prestes a completar 35 anos de carreira,
confessa que sente saudade de sua arte: “Tenho saudades de mim, dos meus amigos e companheiros de palcos e sets de gravação; minha arte sempre foi muito completa. 





Estou precisando aumentar minha combustão interna. Quero voltar a atuar, dançar, cantar” relata, exibindo uma bela forma física e mental, conquistadas pela meditação e estilo de vida saudável.



Prestes a retornar ao Brasil, na segunda quinzena de novembro, depois de uma temporada em NY, pretende dar início às homenagens pelos 50 anos de carreira de Nelson Xavier. Já tem data: será dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, no Alegretti  Music Bar, onde acontecerá uma mostra de fotos, objetos pessoais, leituras de textos e músicas que fizeram parte da trajetória do ator.
Aceitou, também, iniciar uma turnê de shows que a levará de volta aos palcos como cantora. “Estamos em fase de produção. O lançamento do primeiro show será dia 11 de janeiro, também no Rio”.

Via confessa que Nova York é uma cidade que a inspira.  “Aqui tenho Sofia Helena e Alice Kate, minhas joias preciosas. Elas moram em Baltimore, mas estão sempre vindo à city e quando estou aqui gosto de apreciar tudo.


Ir ao Central Park com Alice Kate passear em dias de sol é um dos meus prazeres e amo os restaurantes e musicais que a cidade nos oferece. Sofia é atriz, puxou muito ao pai e está se mostrando uma excelente mãe. Eu sou uma avó ‘coruja’ e não consigo ficar muito tempo distante de minha linda neta, que é uma benção de Deus para nós”. 




Além dos muitos amigos artistas, cantores, músicos, atores que tem em Nova York, Via conta que está consumindo arte e bebendo na fonte do jazz e blues, ritmos que ama e adora interpretar e se renovando para a nova empreitada que a aguarda no Brasil.


Muitas coisas estão para acontecer com o Projeto Nelson Xavier e os 50 anos de Homenagens à sua carreira artística. Via Negromonte, que é a gestora do patrimônio cultural do ator já recebeu um convite para montar o Museu Memorial Nelson Xavier, com mais de 2 mil livros, acervos, troféus etc...além de lançar a biografia
 ‘ Prosa ‘, escrita por Nelson. Os planos não param: um longa em forma de documentário está previsto para 2019 e deve ser rodado em parceria com o escritor e diretor Ivan Jaf, o cineasta Érico Rassi e a Bravo Filmes.

 “Nelson sempre foi meu grande incentivador, meu parceiro na vida e na arte", emociona-se Via, que construiu uma sólida carreira artística desde que se mudou para Nova York com 18 anos para ser protagonista na Broadway do musical “West Side Story”. Viveu intensamente por lá 12 anos.

 “No começo, minha curiosidade era a dança, mas quando cheguei na Broadway, fiz aulas de interpretação e canto. Descobri novos talentos”. Lá, gravou comerciais, montou  banda de pop/rock e chegou a  abriu shows de artistas conhecidos como Billy Idol. Também participou do filme “Cotton Club”, de Francis Ford Copolla, com Richard Gere no elenco. De volta ao Brasil, lançou dois discos, ganhando o Prêmio Sharp de Música como cantora revelação e se enveredou com sucesso pelo caminho das novelas e do cinema.

Agora seu retorno promete e a caminhada será longa na busca de patrocínios para que a memória de Nelson, inegavelmente, um dos maiores atores brasileiros, seja preservada.

Créditos:
Fotos de Sofia Helena
Via veste acervo pessoal

Comentários