Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon



Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem.
Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia.

”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico.

Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ao invés de refrigerantes e fuja das bebidas alcóolicas, pois o álcool pode piorar as lesões na boca (mucosites) e dificultar a cicatrização. “Também pode haver efeitos colaterais indesejáveis, como náuseas”, diz Bragança.

Dica importante: se for passar o Natal ou o Ano Novo em algum restaurante, certifique-se de que seja confiável e não consuma alimentos crus.

Comer de três em três horas.

Apesar de ser uma regra básica para manter a regularidade da alimentação, os alimentos consumidos nos intervalos das principais refeições devem ser analisados e inseridos conforme necessidade de nutrientes e calorias. Por exemplo, para os pacientes que estão em controle de peso para não engordar, comer uma porção de frutas no intervalo da manhã e antes de dormir pode ser uma boa opção. Já para os pacientes que precisam ganhar peso, sugere-se algo mais calórico, como vitamina, mingau, iogurte com salada de frutas.

Esses exemplos são para enfatizar que não existe uma alimentação única que sirva para todas as pessoas e compatível com todos os tratamentos. “O segredo está em adequar a alimentação ao paciente e ao tipo de tratamento. Outro aspecto importante é a idade do paciente que deve ser considerada. Vale ressaltar que o paciente com câncer deve procurar um nutricionista especializado para receber orientação personalizada”, finaliza Marcelo Bragança.

Serviço:

Dr Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, 1026 – Botafogo. 

Telefone: (21) 3239-5000

www.oncoortopedia.com.br

Comentários