O divórcio e suas consequências


O fim de um relacionamento pode ser uma experiência extremamente estressante. O assunto vem sendo muito discutido através do filme ‘O Divórcio’ que estreou em cadeia nacional no mês passado, com mais de 1 milhão de espectadores. Na trama de Pedro Amorim, os personagens Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) discutem em uma longa briga de sexos, recheada de amor e vingança como acontece nas separações.
Em termos gerais, o divórcio é visto como o término de uma relação, em razão de diversos motivos distintos. E quando o episódio se torna traumático é necessário procurar ajuda especializada para superar esse momento.

De acordo com a psicóloga Edyclaudia Gomes de Sousa, Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, a origem, em sua grande maioria, se dá devido a uma causa de caráter negativo que implica em crises emocionais e demais conflitos inerentes ao fim de uma relação.

“É um momento de crise na vida da pessoa. É comum que ocorra uma reação de luto pelo fim da união. A maioria das pessoas relata sintomas de depressão e angústia. Apesar do processo de separação ocorrer de forma consideravelmente rápida, o processo de recuperação psicológica pode demorar até 2 anos para atingir uma resolução satisfatória”, explica a psicóloga.
O divórcio pode causar diversos danos emocionais, dentre eles: síndrome do pânico, estresse pós-traumático, insônia e emagrecimento. O recém-divorciado passa por um reajuste emocional, ou seja, enfrenta várias fases como a negação, raiva, depressão e aceitação. “Reconhecer esses sentimentos é necessário para passar por um processo de cura. Uma vez que os entende, está no caminho para superá-los”, afirma a especialista.


Embora seja uma fase crítica e complexa, muitas pessoas não buscam tratamento psicológico por achar que não precisam ou por não ter acesso. Contudo, um acompanhamento psicológico bem orientado permite que o paciente aprenda a lidar melhor com a separação, a perda que esta envolve e com as mudanças de vida decorrentes.  

Comentários