Vendas online cresceram na pandemia e ajudam lojistas a sobreviverem neste período de quarentena.
O isolamento social trouxe impactos significativos para o comércio. Desde o inicio da pandemia, diversos estabelecimentos tiveram que se reinventar para se manterem no mínimo, no “modo sobrevivência”. Desde então, muitas companhias aceleraram a transformação digital para vender pela internet, impulsionando o processo do e-commerce em todo país.
De acordo com o estudo realizado pela Compre&Confie, divulgado no mês passado, o e-commerce brasileiro aumentou em 81% por conta da Covid-19, gerando um faturamento de R$ 9,4 bilhões em meados de junho e julho deste ano. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 98%.
Ainda de acordo com o estudo, as categorias que tiveram o maior crescimento em volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação junho/julho do ano passado), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%), Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).
A alta reflete principalmente no aumento do número de pedidos realizados durante o mês de julho. Ao todo, foi em torno de 24,5 milhões de compras online, o que representou um aumento significativo em relação a julho de 2019.
Ao mesmo tempo, uma análise individual mostra quais foram os produtos líderes de venda no mesmo período:Gel Antisséptico (+14221%), roupas de baixo para crianças (+6922%), Pijamas (+3874%), Toalha Infantil (+3791%) e Toalha de Mesa (+3574%).
Em seu 6° livro “A vida após o novo coronavírus: novos comportamentos”,(www.barralivros.com), Lúcio revela que antes mesmo da pandemia ser decretada no Brasil, já vinha coletando material para pesquisa e observando a mudança de comportamento das pessoas — não apenas com relação aos novos hábitos protetivos de higiene, mas também, aos hábitos de compra e venda, de se relacionar, de trabalhar e algumas outras.
A seguir, Lúcio responde quatro perguntas sobre comportamento humano relacionado ao e-commerce no Brasil:
Serviços:
Professor Lúcio Lage
Título: A vida após o novo coronavírus: novos comportamentos
Editora: Barra Livros – 135 páginas
Mini CV - Lúcio Lage Gonçalves
Engenheiro, pós-graduação em Administração Pública (EBAP/FGV), em Tecnologia Educacional (U.Católica de Petrópolis), em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (PUC - Paraná) , Mestrado em Administração (UNIEURO), Doutorando em Saúde Mental (IPUB/UFRJ), linha de pesquisa Dependência Digital. Pesquisador do Laboratório Delete - Uso Consciente de Tecnologi@s (IPUB/UFRJ) . Professor de cursos de MBA de 2000 a 2010. Orientador acadêmico. Escritor dos livros "Gestão de Mudanças na teoria e na prática" (2014), "Mudanças Organizacionais no Brasil" (2015), "Dependência Digital" (2017) e "Convivendo bem com a Dependência Digital" (2018). Co-organizador e co-autor do livro “Novos Humanos 2030: Como será a humanidade em 2030 convivendo com as tecnologias digitais?”(2019). Mais recente lançamento: A vida após o novo coronavírus: Novos Comportamentos (30/junho/2020).
Contato: DMC21 COMUNICAÇÃO E MARKETING
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