LESÕES NO QUADRIL: Conheça os esportes que podem causar lesões e como se prevenir


A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida. A combinação de dieta balanceada e rotina de exercícios resultam em um organismo saudável e na prevenção de doenças. Entretanto é necessário um acompanhamento profissional. 

De acordo com Marcelo Monteiro, especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e com atuação em Medicina do Esporte, a lista de benefícios é grande e inclui inúmeros ganhos para o bom funcionamento do organismo:“Quem faz exercícios adequadamente reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC), fortalece o sistema imunológico, melhora o sono, fortalece os ossos e articulações, além de uma série de outros fatores ligados à saúde”.

É necessário, porém, muita atenção à prática esportiva, pois, dependendo de como é feito o exercício, poderá ocasionar lesões articulares e uma que denota especial atenção é o quadril, pois absorve grande quantidade do impacto. O especialista explica que é uma grande articulação e está submetida à carga constantemente. Além disso, tem a função de rotação e capacidade de mudança de direção. “As lesões podem ser várias e de diversas causas, desde aquelas ligadas a morfologia do paciente até as lesões traumáticas (agudas ou por repetição).

De acordo com Marcelo Monteiro, não são os exercícios físicos que lesionam o quadril. “Elas estão mais associadas a uma mecânica, seja ela de marcha ou estática do que pela carga propriamente dita. Logicamente se associarmos a mecânica ruim com uma carga excessiva (seja por repetição ou traumática) as chances de lesão aumentam” explica o médico, que abaixo aponta os perigos de alguns esportes com relação à ocorrência de lesões.

1- Futebol


É um dos esportes mais praticados no país, sendo uma atividade de muito contato físico, onde as lesões são desencadeadas pela repetição do movimento da articulação submetida a uma carga excessiva.

2- Corrida


Cresceu muito nos últimos anos os praticantes de corrida. É um esporte de repetição do movimento (cíclicos associados a carga) geralmente conjugados com uma mecânica inadequada.

3- Levantamento de peso


Um esporte com carga axial elevada associada à atividade física de potência, que caso seja feito de forma errada, pode ocasionar uma lesão quadril. Uma carga excessiva sobre a articulação em arcos de movimento súbitos.

4- Rugby e futebol americano


No rugby o quadril é lesado de acordo com a posição do jogador em campo. Os forwards costumam ter lesões por estiramentos em especial da porção do reto femoral e os backs (atacantes) por traumas de impacto ou repetição - no caso dos chutadores.
A mesma lógica segue para o futebol americano no casos de defesa seriam como os forwards do rugby.

5- Lutas


Cada uma tem sua peculiaridade. Mecanismos diferentes no jiu-jítsu, boxe, muaythai, capoeira...

De acordo com Marcelo Monteiro, a principal maneira de prevenir as lesões é fortalecer a musculatura e ajustar a biomecânica do exercício.”A recomendação é procurar um especialista para ser orientado e executar todos os esportes de forma correta evitando traumas imediatos e futuros” finaliza.









Serviços:

Dr. Marcelo Monteiro – Ortopedia e Medicina Esportiva

Endereços:

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 303, sala 403 – Edifício Boutiques de Ipanema.

Barra da Tijuca
Avenida Jorge Cury, 550, sl 243 – Américas Medical City.

Telefones: (21) 3088-7855 / (21) 96444-9826
Instagram: @drmarcelomonteiro1
www.drmarcelomonteiro.com.br


Comentários