Especialista dá dicas de como enfrentar crise ao longo do relacionamento



É possível afirmar que grande parte das pessoas deseja um relacionamento, porém manter uma relação duradoura não é tão fácil como se imagina. Muitos podem ser os problemas enfrentados por um casal que vão desde incompatibilidade de tempo para se dedicar ao relacionamento até problemas financeiros.

De acordo com a psicóloga Edyclaudia Gomes de Sousa, é durante o namoro que o casal vive uma paixão e o desejo de estarem mais tempo juntos e com isso, vem o ideal de um casamento perfeito. “Porém vêm as mudanças, as responsabilidades que ocupam mais o tempo de um ou ambos, orçamento encurta dificultando mais ainda aquelas saídas de quando eram namorados”, afirma.

É preciso ter consciência de que as crises não podem ser evitadas, mas podem e devem - ser superadas. Iniciativa para mudar e buscar um diálogo permanente com o companheiro são a chave para superar eventuais crises e manter o relacionamento em alta.

Edyclaudia Gomes de Sousa dá 5 dicas de atitudes que podem ajudar o casal a lidar com esse momento.

1 – Trate bem seu parceiro
Trate seu parceiro com cortesia e respeito. Frequentemente, os casais se pegam tão envolvidos pela raiva, que se esquecem do comportamento civilizado mais básico. Se não é aceitável que você grite e diga palavras duras a um estranho, na fila do supermercado, por que então você faria isso com seu parceiro, que na verdade, como seu companheiro de vida, merece a maior consideração?

2. Reflita antes de qualquer coisa

“Não perca tempo com pouca coisa”. Uma frase tão clichê nunca fez tanto sentido. Será que realmente vale a pena brigar por coisas tão pequenas? Releve e reflita antes de iniciar uma briga.

3. Converse
É importante que você deixe seu parceiro a par de suas vontades e desejos. Algumas mulheres costumam acreditar que os homens adivinham o que elas querem e gostam, mas isso não é bem assim. Por isso, conte para seu parceiro o que você gosta e quer, não apenas espere que ele adivinhe em um passe de mágica.

4. Respeite as diferenças
É muito normal que entre duas pessoas haja interesses divergentes, sendo assim, seja flexível e encoraje também este tipo de atitude. Porém, deixe claro seus próprios limites em relação a estas divergências de interesses.

5. Busque a harmonia
A harmonia no relacionamento é extremamente importante. Casais em harmonia se respeitam, confiam um no outro e isso gera uma admiração mútua. Para manter esta harmonia é imprescindível acreditar no seu parceiro e tentar ver suas atitudes da forma mais positiva possível. Assim, o casal permanece em um equilíbrio que se mantém mesmo após muitos anos de relacionamento.

Comentários