ALFAROMA: qualidade e manipulação artesanal conquistam mercado carioca de perfumes




O mercado de perfumes na América Latina vem se mostrando resiliente em meio a crises econômicas, com um desempenho que supera outros produtos de beleza. Segundo estudo realizado pela Euromonitor, o mercado cresceu 5% entre 2010 e 2017 e o Brasil é quem lidera esse avanço. Com um "império" de marcas populares, o país responde por mais de US$ 6 bilhões de um total de US$ 10,7 bilhões na América Latina. Dos perfumes luxuosos aos mais econômicos, a categoria registra um crescimento que ultrapassa os grandes centros urbanos. A Alfaroma Perfumes, no mercado desde1986, é uma empresa genuinamente carioca, que investe em matéria prima de qualidade e em um processo de fabricação que, apesar de industrial, diferencia-se pela manipulação quase que artesanal de suas fragrâncias, dando um ar de exclusividade aos produtos da marca.

Administrada pela empresária Cecília Oliveira, diretora executiva da empresa, a Alfaroma está presente no Brasil através de uma intensa pesquisa na elaboração de suas linhas com produtos divididos em 14 variações de fragrâncias em diversas embalagens. Com a globalização do mercado de perfumaria, houve também a massificação do consumo, o que levou o Brasil ao patamar de líder neste segmento. A partir deste fato, a Alfaroma espera fortalecer cada vez mais a sua posição no mercado como uma empresa que cresce diariamente no conceito da sustentabilidade e excelência em seus produtos. Abaixo, Cecília Oliveira nos concede entrevista onde conta um pouco da história da empresa e seu posicionamento no mercado.

1-Como foi o nascimento da empresa?

Meu pai era farmacêutico responsável e diretor de laboratório de medicamentos e recebia como brinde de um fornecedor amostras de fragrâncias para perfumes. Ele preparava para a família, principalmente uma que tenho até hoje, a Lavanda Inglesa, que ficou marcada como o nosso cheirinho no colégio. Quando se aposentou, entrou como sócio numa loja que revendia perfumes e por nossa insistência começou a fabricar e comercializar as colônias que usávamos na infância. Mas ele não quis expandir a fabricação que era feita em casa, no Leblon. Com o passar dos anos houve um aprimoramento nos setores oficiais que regulamentam a fabricação e comercialização de cosméticos, o que nos obrigaria a ter uma estrutura maior e mais dispendiosa.

2- Quando se deu a ampliação da Alfaroma, ou seja, quando se mudaram do “pequeno quarto no Leblon” para Jacarepaguá?

Decidimos eu e meu marido a abrir uma empresa com todas as exigências legais cumpridas e com possibilidade de expansão. Era num sítio em Jacarepaguá, onde moro, hoje. Dois anos depois dois irmãos entraram para a sociedade, o que agregou experiência e mão de obra à empresa. Meu pai comprou um terreno, também em Jacarepaguá, onde a fábrica ainda funciona, e onde ele trabalhou como nosso químico até seu falecimento.

3- A Alfaroma é uma empresa que, apesar de ter crescido muito, ainda mantém firme suas origens?

Sim, só que agora temos por escrito nossos valores, nossa visão e nossa missão. No início não tínhamos ideia de onde queríamos chegar. O negócio foi crescendo quase que espontaneamente.

4- Fabricar perfume é um segmento lucrativo?

Já foi bem mais lucrativo para nós. Como crescemos muito lentamente, e sempre procuramos fazer tudo de acordo com as leis, a cada dia surgem novas exigências e obrigações que nos oneram em tempo e capital. A concorrência agora também é muito grande, mas acredito ser ainda muito lucrativo porque é uma das três indústrias que mais crescem no país.

5- Poderia citar o que você acredita ser um diferencial de sua marca?

Sempre buscamos o que fosse de melhor qualidade dentro do que nos propomos a fazer. Por isso nunca divulgamos que vendemos sonhos, mas qualidade. Como esta palavra muitas vezes apresenta conceitos diferentes, gostaria de esclarecer o que significa qualidade: cumprir o que se propõe, ou seja, se é uma tampa, deve tampar bem, o frasco, deve ser íntegro e resistente, a deocolônia, deve ser realmente um produto desodorante que perfuma, e assim por diante. Estamos sempre atentos aos processos que podem aprimorar o uso de nossos produtos, atentos à nossa missão que é produzir e comercializar artigos de perfumaria e de higiene pessoal, em permanente expansão e aprimoramento de nossos produtos com o objetivo de fazer com que as pessoas se sintam bem, consumidores, colaboradores e funcionários. Outro diferencial é a eficiência na pesquisa e criação de novos produtos e embalagens para clientes que desejam produtos personalizados, além de possuirmos um atendimento nota mil no pré e pós venda.

7- Em sua opinião o que é necessário para se fabricar bons perfumes?

Usar insumos de boa qualidade e bom gosto (mesmo que questionável) fornecidos por empresas qualificadas, ter um processo de fabricação padronizado, mas sempre sujeito a aprimoramento, muita pesquisa e amor tanto na criação quanto na fabricação. Tudo isso e, principalmente, funcionários sempre motivados, felizes e orgulhosos por trabalhar nesta empresa e fabricar produtos tão bons.

8- Acredita que o consumo de perfumes brasileiros cresceu na última década? Eles estão realmente melhores?

Tenho certeza que sim. O consumo cresceu e há produtos de qualidade, mas também cresceu muito o número de marcas de produtos cosméticos, nem todas inspirando confiança.

9- Quantos produtos existem em sua linha?

Ao todo são 42 tipos de produtos divididos em 14 variações de fragrâncias, em diversas embalagens num total de 58 produtos.

10- Existem perfumes que devem ser usados conforme as estações do ano?

Teóricamente, sim, mas no Brasil nossas estações são muito parecidas. acredito que fazemos mais distinção de uso de acordo com o horário e o lugar.

11- Qual o segredo de um bom perfume?

O bom perfume, além do que já foi mencionado anteriormente (qualidade), deve ser o que nos faz sentir bem e que agrada às pessoas que nos cercam, que percebem nossa presença pela fragrância que exalamos.

Serviços:
ALFAROMA - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PERFUMES
www.alfaroma.com.br
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