[Cultura]A aveAcasa apresenta a coletiva 'Feiraria - ExposiçãoSarauFestejo', com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo obras diversas, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta

 aveAcasa apresenta a coletiva  'Feiraria - ExposiçãoSarauFestejo', com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo obras diversas, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta



André Arruda


A Casa aveAcasa apresenta a coletiva  'Feiraria - ExposiçãoSarauFestejo', com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta e aproveitar os ânimos e as ânimas de uma cidade que está fervendo arte em razão da ArtRio. 


Além disso, quer firmar e confirmar a aveAcasa, que é um espaço contíguo ao ateliê da LuLessa Ventarola, como um lugar dedicado a ler e pensar o mundo a partir das artes, da poesia, da literatura e da mobilização necessária para fazer dele um lugar onde a palavra Justiça possa ser, caber e valer.


É mais do que ‘alegria com o encontro’: olha-se de outro prisma, pelo caminho inverso, e o que temos é a ação assertiva de ‘um encontro com a alegria’. É a busca que nos move e nomeia. Saber que ainda podemos usar nossas mãos, corpos, vozes e pensamentos para dar lugar à Esperança - esperamos, desejamos e agimos. Somos maiores assim", explica LuLessa Ventarola.


Entre os artistas estão  Adriana Macedo, Adriana Nataloni, Aisha Jácob, Ana Biolchini, Andre Arruda, Bernardo Sá Earp, Bo Ferraz, Daniela Granja, Eric Parrot, Jozias Benedicto, Laura Bonfá Burnier, LuLessa Ventarola, Marcella Araujo, Marcelo Rezende, Marcos Kuzka Cunha, Mariana Guimarães, Marina Juppa, Milu Almeida, Sandra Felzen, Silvia Neves, Tina Velho e Verônica Camisão.


A abertura será no dia 13 de setembro, a partir das 16h,  e pode ser visitada até o dia 26 quando, no encerramento, às 19h, haverá uma conversa com o curador. 




Sobre LuLessa Ventarola


Artista plástica, poeta e investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Pesquisa as formas da Justiça. Acontece de pintar com palavras e escrever com imagens. Junta cá com lá porque, no Direito, sua formação, entendeu que o que a Lei tem de mais importante é o Espírito. E o Espírito é vasto e se expande. Acredita na educação, nas pessoas e nos passarinhos. 


Sobre o curador Jozias Benedicto


Escritor e artista visual, vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Pós graduado em "Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo" e em "Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem" (PUC/RJ). Com 9 livros publicados, lançados no Brasil, em Portugal e em tradução para o espanhol, na Argentina, já recebeu diversos prêmios literários.


Suas videoinstalações, performances e pinturas que unem literatura e artes visuais foram apresentadas em exposições como a XVI Bienal de São Paulo, o Salão Nacional de Artes Plásticas (Rio) e Videoarte 2013, no Museu das Telecomunicações em Lisboa, além de mostras individuais e coletivas no circuito de artes do Rio.



Serviço


Exposição: Feiraria - ExposiçãoSarauFestejo

Artistas: Adriana Macedo, Adriana Nataloni, Aisha Jácob, Ana Biolchini, Andre Arruda, Bernardo Sá Earp, Bo Ferraz, Daniela Granja, Eric Parrot, Jozias Benedicto, Laura Bonfá Burnier, LuLessa Ventarola, Marcella Araujo, Marcelo Rezende, Marcos Kuzka Cunha, Mariana Guimarães, Marina Juppa, Milu Almeida, Sandra Felzen, Silvia Neves, Tina Velho e Verônica Camisão.

Curadoria: Jozias Benedicto

Local: aveAcasa 

Rua Camerino, 59 - Centro - RJ

Abertura: 13 de setembro, a partir das 16h

Visitação: 13 a 26 de setembro de 2025

Dias e horários: quarta a sábado, das 13h às 18h

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita

Censura livre

Comentários