Coach de Desenvolvimento Profissional dá cinco dicas para quem quer mudar de carreira ou profissão


Mudar nunca é fácil. Quando falamos de carreira, o grau de dificuldade pode ser ainda maior. Anseios e planos de mudança de carreira ou de profissão são temas frequentes entre profissionais insatisfeitos no mercado de trabalho. E embora a mudança não seja fácil, muitos deles estão arregaçando as mangas e se aventurando no “incerto” mundo da transição de profissão. 

Segundo Kátia Vega, Psicóloga e proprietária da Vega Coaching - Gestão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas, uma nova trajetória profissional envolve uma série de questionamentos e detalhes que devem ser levados em consideração. “Essa mudança não se baseia em apenas procurar outra área de interesse para se aventurar. É fundamental uma reflexão sobre o que levou a desmotivação antes de jogar tudo para o ar”, diz Kátia, que também é Psicóloga com experiência de 22 anos em RH

A especialista afirma ainda que a primeira coisa a se fazer é encontrar um motivador para essa atitude. “Uma mudança não pode acontecer apenas por conta de uma fase ruim que, de repente, as pessoas estejam passando no ambiente de trabalho. Ela precisa se calcada em uma motivação consistente. E, nesse sentido, o autoconhecimento é importante por permitir ao profissional descobrir o que tem despertado esse desejo”, explica.

Outra medida que pode ser tomada para quem quer investir em uma nova carreira é o planejamento financeiro. Mudar de profissão envolve custos e contar com uma reserva para se manter durante o tempo que estiver organizando uma nova carreira, deve ser pensado. “Às vezes a empreitada também envolverá a candidatura a postos de trabalho menor como júnior ou mesmo trainee. Não se consegue precisar o tempo que o profissional voltará a ter uma boa renda, portanto isso exige um controle dos gastos”, aconselha a consultora.

Abaixo a Kátia Vega lista algumas ações que devem ser tomadas antes da decisão de investir em uma nova carreira.

1 – Busque informação sobre a nova carreira
É importante para quem quer mudar de profissão informar-se sobre tudo que envolve a nova área de atuação. Conhecer bem a nova profissão é indispensável para que você tenha sucesso.


2. Converse com alguém que já fez a mudança
Procure conversar com alguém que tenha tido a mesma transição de carreira. Através de sua experiência, esse profissional pode dar dicas e até indicar alguns caminhos a seguir. “Ter um Mentor nesse momento é sempre muito bom para evitar alguns erros, um Mentor já vivenciou o caminho que você quer trilhar”, diz Kátia.

3. Faça uma reserva financeira
É fundamental possuir uma reserva financeira, ainda mais se há pessoas que dependem financeiramente de você, como filhos, pais etc. Uma reserva por dois ou três anos, mais ou menos, trará tranquilidade para enfrentar essa fase de mudança.

4. Faça networking
Conhecer pessoas da nova empresa ou da nova área que você pretende atuar certamente abrirá portas.

5. Tenha certeza
Realize a mudança apenas quando tiver certeza absoluta sobre o que você quer. Autoconhecimento e perseverança devem sempre andar juntas com o profissional que se aventurar nessa empreitada. Algumas coisas podem dar errado, porém outras podem dar muito certo.

Serviços:
VEGA COACHING- Gestão de carreiras e desenvolvimento de pessoas

Rua Voluntário da Patria, 190 – 1012 – Botafogo.

Telefone: 2295-7935- 9 9609-7211

Comentários